Vale a pena fazer um Crédito Consignado?

Está em dúvida entre contratar um Crédito Consignado ou um outro tipo de Empréstimo? Falaremos abertamente sobre as vantagens e desvantagens de contratar um Empréstimo Consignado. Esperamos que ao final você chegue à decisão mais correta para o seu momento e necessidade.

Você já sabe que o crédito consignado é oferecido para servidores públicos, aposentados e pensionistas e trabalhadores com carteira assinada. Mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer um crédito consignado?

Vantagens de Contratar um Crédito Consignado

Essa modalidade de empréstimo possui as taxas de juros mais baixas do mercado, isso acontece pois os bancos tem a garantia de que o pagamento será feito, uma vez que os descontos caem diretamente na folha de pagamento, sem ter a necessidade de que o contratante vá até o banco e faça a operação bancária.

A comodidade de não ter de se preocupar em pagar o empréstimo todos os meses, assim como evitar que ocorram esquecimentos durante o pagamento do Crédito Consignado também podem ser considerados uma vantagem.

É a primeira opção para quem precisa de crédito urgente

O Crédito Consignado é a opção ideal para você que teve um imprevisto e precisa de dinheiro. A aprovação pela instituição bancária é muito mais rápida nessa modalidade de empréstimo, pois a solicitação passa por menos burocracias.

Qualquer pessoa que esteja dentro das características de aposentado ou pensionista do INSS, funcionário público ou trabalhador com carteira assinada, consegue solicitar o Crédito Consignado.

Descontos sem surpresas

Uma grande vantagem do Crédito Consignado é que o valor cobrado não pode ultrapassar 30% do salário bruto mensal do consumidor. Isso faz com que o solicitante saiba que os descontos terão um valor fixo mensal, sem surpresas, evitando que ele entre em uma bola de neve de dívidas.

Você também pode contrair mais de um Empréstimo Consignado, desde que os valores estejam dentro da margem consignável.

Desvantagens do Crédito Consignado

Tão importante quanto as vantagens do Empréstimo Consignado, você deve avaliar todos os riscos e desvantagens de contrair esse tipo de crédito.

O pagamento do Empréstimo não irá atrasar

Como falamos mais acima, uma das vantagens do Crédito Consignado também é uma desvantagem. Você não tem o controle do pagamento do empréstimo uma vez que o pagamento sairá da sua conta automaticamente no dia do pagamento em folha.

Isso significa que se você não pensar e se organizar bem durante os meses do pagamento de Empréstimo Consignado, você entrará no vermelho facilmente e se perderá dentro dos descontos e juros cobrados.

É por esse motivo que nossa dica mais importante é que você avalie bem a necessidade de contrair um Crédito Consignado. Lembre-se também de não pegar um valor acima do que você precisa.

O que acontece se eu ficar desempregado?

Quando você é desligado da sua empresa, o banco que forneceu o empréstimo irá solicitar o pagamento total do crédito consignado. Isso acontece porque os descontos são feitos dentro da folha de pagamento, com a demissão, as folhas de pagamento não existem mais.

É por isso que os funcionários de empresa privada com carteira assinada só poderão fazer o empréstimo no valor máximo de duas vezes o seu salário e dividir em um prazo de até 48 meses.

Muitas vezes o valor rescisório é suficiente para efetuar o pagamento do Crédito Consignado, caso isso não ocorra, você pode entrar em um acordo com a instituição bancária.

Faça uma Simulação de Crédito Consignado

Após avaliar as vantagens e desvantagens da contratação de Empréstimo Consignado, você poderá simular a contratação desse tipo de Crédito.

Ficou com alguma dúvida sobre a Contratação de Crédito Consignado? Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens, assim como os juros cobrados por cada banco? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários!

Faça um Comentário